Sejam Bem-vindos!

Este blog foi criado para que possamos partilhar textos, atividades, eventos, fotos, curiosidades, e coisas legais que fazem parte do nosso cotidiano como educadores e acima de tudo gente!
Sejam todos bem vindos!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Projeto de Alfabetização e Letramento

Justificativa: Após a aplicação da avaliação diagnóstica nos alunos matriculados no fundamental I – 1º ao 4º ano do ciclo de 9 anos e 4º estágio do ciclo de 8 anos, foi constatado a necessidade de um Projeto de Alfabetização e Letramento.
Objetivo: Diversificar as formas pedagógicas, para estabelecer uma relação de processo contínuo de ensino-aprendizagem com os alunos.
Fazer uso de diversos recursos tais como: ferramentas tecnológicas e audiovisuais, jogos pedagógicos, alfabetos móveis, e outros.
O aluno será capaz de:
• Associar palavras e objetos;
• Memorizar palavras globalmente;
• Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
• Distinguir letras e números;
• Reconhecer as letras do alfabeto (cursiva e bastão);
• Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
• Relacionar discurso oral e texto escrito;
• Distinguir imagem de escrita;
• Observar a orientação espacial dos textos;
• Ouvir e compreender histórias;
• Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido;
• Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
• Comparar palavras memorizadas globalmente com a hipótese silábica;
• Contar o número de letra das palavras;
• Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;
• Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
• Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
• Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
• Produzir textos silabicamente;
• Ouvir e compreender histórias;
• Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).

Patricia Belotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário