Sejam Bem-vindos!

Este blog foi criado para que possamos partilhar textos, atividades, eventos, fotos, curiosidades, e coisas legais que fazem parte do nosso cotidiano como educadores e acima de tudo gente!
Sejam todos bem vindos!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dinâmica para desenvolver em hora atividade

Dinâmica baseado na aula de Gestão Estratégica

• “Avaliação é inerente e imprescindível, durante todo o processo educativo que se realize em um constante trabalho de ação reflexão, porque educar e fazer ato do sujeito, e problematizar o mundo em que vivemos para superar as contradições, comprometendo-se com esse mundo para recriá-lo constantemente. (Gadotti, 1984, p.90)
• Objetivo: Refletir sobre o papel de cada um no processo educativo e propor ações.
• Dinâmica: entregar para cada participante 2 (duas) fichas onde cada um possa escrever: “a partir do seu cotidiano escolar, quais são as 2 (duas) principais dificuldades ou preocupações que você tem sentido em seu trabalho?”.
• Colar no cartaz as respostas e ler para o grupo.
• Pontuar o que é dificuldade (o que impacta o trabalho) e o que é preocupação (pessoal e ela não pode impedir o desenvolvimento do trabalho).
• Mediador: separar de acordo com a fala dos participantes as fichas das preocupações e das dificuldades.
• Entregar para cada participante mais 1 (uma) ficha para que escrevam: “na sua opinião, qual é o principal fator para o êxito para o seu trabalho?”
• Colar no cartaz as respostas e ler para o grupo.
• Separar em grupos de 4 (quatro) participantes, entregar 2 (fichas) para o grupo e responder: “quais são os dois maiores problemas que podem prejudicar o seu trabalho?”
• Colar no cartaz e ler para o grupo.
• Entregar para cada participante 5 (cinco) fichas (Secretaria Municipal (SE); Gestão Escolar; Família; Aluno; Professor), para escrever o que cabe a cada um desses atores.
• Reflexão: qual a primeira idéia que vem em mente quando você pensa no desafio da educação atingir sucesso?
• Avaliação: como você esta se sentindo em relação a essa H.A.? (fazer um x na carinha). Aqui fiz um quadro com várias carinhas e solicitei que ao final do encontro cada um colocasse um X na que se assemelhasse ao seu próprio sentimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário