Sejam Bem-vindos!

Este blog foi criado para que possamos partilhar textos, atividades, eventos, fotos, curiosidades, e coisas legais que fazem parte do nosso cotidiano como educadores e acima de tudo gente!
Sejam todos bem vindos!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Encontro de Pais e Filhos - Palestra em 17/04/2010

Tema: Como educar o meu filho no temor do Senhor – Pv 22,6

A tarefa de educar os filhos não é fácil, aliás nada é fácil se não formos dependentes de Deus.
“Toda a Escritura (Palavra de Deus) é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para a toda boa obra (IITm 3,16-17).

Definição de Temor – não é ter medo ou receio. É viver o sentimento de reverencia e respeito ao Senhor.

Temer ao Senhor é descrito na bíblia como:
*Sabedoria – (Salmos 111.10); Esperança – Provérbios (15,16); Tesouro (Isaías 33,6 e Provérbios 14,27); Eterno (Salmos 19,9); Necessária no Servir – Hebreus 12, 28-29.
Motivos para Temer a Deus:
Devido à Santidade (Ap.15,4); Sua Grandiosidade e Poder (Dt 10,12); Pelo perdão (Sl. 130,4); Obras Extraordinárias (Js 4, 23-24); O Juízo (Ap 14,7); Bondade (Sm 12,24); Uma alegria (Sl. 2,11).
Educação dos Filhos – Efésios 6, 1-4 (fazer a leitura do texto na bíblia)
Família: Plano de Deus para o homem (Gn 2,24 e Ef 5,22-25)
Filhos: Herança e galardão (Salmos 127,3) – dão a ideia de grande valor, uma benção inestimável confiada a nós por Deus. Porém muitos pais e a própria sociedade consideram muitas vezes que os filhos são um peso e não presente de Deus para nós!
Filhos são uma benção... em um lar cristão! O que é um lar cristão? Um lar coma presença de Cristo! Se Jesus não está presente, com certeza seus valores tampouco estarão!
Benção – não é somente sinônimo de coisas boas. Na bíblia temos vários exemplos de como os filhos de Deus passaram por problemas difíceis e como no final resultou em benefícios.
Porém toda benção exige RESPONSABILIDADE
A primeira responsabilidade é PARA COM DEUS. Não poderemos ser bons pais se não aprendermos a ser bons filhos para Deus; se o nosso objetivo é criar filhos no caminho do Senhor (Salmos 119, 9).
Como cristãos devemos conhecer a Palavra de Deus:
• Ser assíduo na igreja local para ouvir e ser incentivado a estudar a Palavra de Deus e a ter meus momentos de devocional particular com Deus.
Observar os espaços para que isso ocorra: Cultos, EBD, Estudos, etc
• Obedecer – tudo o que ouvimos e lemos tem que se reverter em prática de vida. Somente assim passaremos a ter autoridade para com todos (Tg 1,22).
• Tornar-se exemplo que começa dentro do lar (ITm 4,12 e ICo 11,1)

PARA COM OS FILHOS
• Criar um ambiente de amor no lar, amor é condição necessária para dar um referencial aos filhos. Para tanto o relacionamento dos pais deve ser de amor e respeito!
• Devemos ENSINAR nossos filhos (Pv 22,6 e Dt 6,6-7),com EMPENHO pois não é tarefa fácil, tem que ter PERSEVERANÇA E DEDICAÇÃO: PAIS NÃO DESISTAM DE SEUS FILHOS. Ensine com NATURALIDADE , aproveite as oportunidades, não espere que eles façam algo de errado. Educação é diferente de correção!Seja um exemplo para seu filho (ICo 11,1)!
• Disciplina – Equilíbrio é a chave para o exercício bíblico. Com a ela virá a sabedoria para os filhos, descanso para os pais (Pv 29, 15-17) e os livrará do inferno (Pv 23, 13-14). Numa sociedade tão liberal e permissiva como a nossa e a influencia da Midia, a palavra disciplina não soa tão bem. Os pais têm medo de insistir com seus filhos; por outro lado os filhos desconhecem limites. Porém não façam mau uso da disciplina, isso formará filhos desrespeitosos e revoltados! Também não irrite-os (Cl 3,21) e não impunham medo, pois o medo lança a semente da hipocrisia e os levam a mentirem.
Disciplina significa treinamento para agir de acordo com regras estabelecidas (Pv 22,15) – os filhos precisam aprender que em todos os segmentos existem regras, normas, horários que devem ser cumpridos;
Disciplina significa correção (Ap 3,19, Hb 12,5-7, Pv 19, 18) – Quem ama corrige!
Disciplina significa imposição de limites (Pv 25,28) –Qualquer liberdade sem limite é prejudicial. É preciso que se estabeleçam limites, e que sejam reconhecidos por todos. (PAIS PERGUNTEM AOS SEUS FILHOS, AONDE VÃO, COM QUEM VÃO, A QUE HORAS VOLTARÃO; CONHEÇAM OS AMIGOS DE SEUS FILHOS E NÃO SEJAM AMIGOS DOS SEUS FILHOS)

Só através da Palavra de Deus poderemos além de fazer frente, também derrotar este mundo que tenta deseducar nossos os bombardeando-os com toda a sorte de impurezas

Patrícia BelottI Lacerda / Rosangela M. Cézar

Nenhum comentário:

Postar um comentário