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segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mais uma resposta sobre aluno alfabetizado e alfabético

Contribuição da Coordenadora Ana Célia


Conversei com os professores sobre a diferença entre o aluno alfabético e o alfabetizado.A maioria respondeu que o aluno alfabético codifica e decodifica.O aluno alfabetizado lê ,compreende , faz inferências e consegue entender infomações implìcitas no texto.

Qualquer dúvida entre em contato.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Novo Acordo Ortográfico - Letras K, W, Y consoantes ou vogais?

Fonte> Revista Nova Escola
"Conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as letras K, W e Y foram incluídas no alfabeto e obedecem às regras gerais que caracterizam consoantes e vogais. Do ponto de vista fonético-fonológico, consoante é um fonema pronunciado com a interrupção do ar feita por dentes, língua ou lábios. Já a vogal é um fonema pronunciado com a passagem livre do ar pela boca. Outra distinção entre um grupo e outro de letras recai sobre a pronúncia: a consoante precisa de uma vogal para formar sílabas e ser pronunciada, e a vogal, não. Ela se basta. Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa. O K corresponde, em português, ao som do C ou QU - como vemos em Kuait -, sendo considerado consoante. Já o W deve ser empregado de acordo com sua pronúncia na língua original, isto é, ora com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa (caso de web). Com isso, a letra W é considerada consoante ou vogal, conforme o uso."

quarta-feira, 5 de maio de 2010

CONSELHO DE CLASSE




Mais um ano se passou...

e ele não aprendeu nada.

O Conselho então concluiu:

Ele é uma besta quadrada...

Tem algum parafuso frouxo,

está precisando um aperto

ou mesmo, um bom arrocho.

Jorge Gil

Publicado no Recanto das Letras em 20/12/2007

Código do texto: T785759



Professor reflita...

• O que você pretendia com a sua proposta de trabalho?

• Como desenvolveu esta proposta?

• Que resultados obteve com o seu trabalho junto aos alunos?

• (Se houve problema) Quantos e quais alunos apresentaram problemas em sua turma? Em quais disciplinas? Que hipóteses você levantou sobre as possíveis causas desses problemas?

• Que medidas você propôs para o bimestre seguinte acerca do seu trabalho (replanejamento)? Como será a recuperação dos alunos?

Roteiro para o Conselho de Ciclo/Estágio

1 - Alunos matriculados;

2 – Aproveitamento geral da turma no bimestre;

3 – Alunos que apresentam dificuldades: (quais as dificuldades?);

4 – Alunos destaques;

5 – Alunos faltosos;

6 – alunos indisciplinados;

7 – Alunos para encaminhamento e qual (quais) encaminhamento (s);

8 – Quais as atividades de recuperação paralela você utilizou, para sanar as dificuldades de seus alunos?

9 – O que em sua opinião é importante registrar?



EPG Amador Bueno – 2010

Patrícia Belotti

Professora Coordenadora Pedagógica